Conhecendo o Viaduto 13 com a Trip Tri

ATUALIZAÇÃO (22/06/2017): O V13 não está mais aberto para visitação.
“O Viaduto 13, localizado na cidade de Vespasiano Corrêa, região do Vale do Taquari, teve seu acesso aos trilhos bloqueado desde último final de semana. O local, que é um dos principais pontos turísticos da região, foi interditado pela empresa Rumo, concessionária responsável pelo trecho” – Veja a notícia completa nesta matéria do Correio do Povo.

________________________________________________________________________________

No domingo, 4 de junho, fomos conhecer o Viaduto 13 com a Trip Tri, uma agência de viagens incrível, focada em ecoturismo e viagens econômicas. A ideia da Trip Tri é te levar a lugares maravilhosos e te tirar da rotina.

A viagem até V13, no município Vespasiano Correa, já é um roteiro tradicional da empresa. É bate-volta e custa R$ 89.

v13-30

Conhecendo V13 com a Trip Tri

O primeiro contato que a gente tem com a viagem é um e-mail completinho enviado na sexta-feira anterior à viagem. Lá tu encontras todas as informações sobre o que levar, horário de saída, dinâmica do passeio etc. Ótimo para tirar as dúvidas e nos deixar preparados.
Saímos de Porto Alegre às 6h da manhã do domingo. A primeira parada do ônibus é em frente ao posto Inca, ao lado do estacionamento da PUCRS. O lugar é bom, já que o posto é 24h e está sempre muito movimentado. O ônibus, da empresa SPM, é super confortável, ótimo para descansar antes de chegar no destino. O ônibus fez paradas na rodoviária, em Canoas e também em Esteio para pegar outros passageiros. A Trip Tri faz várias paradas na região metropolitana (Canoas, Novo Hamburgo…) para pegar passageiros de lá. Uma mão na roda.

Saímos de Porto Alegre debaixo de chuva. Mesmo depois de um sábado de sol, São Pedro não deu trégua. O passeio sai mesmo com chuva, então não desanimamos.

Nosso passeio foi acompanhado pela coordenadora Andréia Fernandes, uma fofa, que, junto com o guia Davidson, tornou nossa viagem até Vespasiano mais divertida e esclarecedora. Dentro do ônibus, enquanto atravessávamos os mais de 170km que separam Porto Alegre de Vespasiano Correa, tivemos algumas interações.

Andréia e Deividson
Andréia e Davidson

Uma coisa legal da Trip é que os passageiros são convidados a se apresentar. Assim, dá para quebrar o gelo e se integrar mais com o grupo que vai passar o dia com a gente.

O guia Davidson também contou um pouquinho sobre a história do Viaduto, que é o maior da América Latina e faz parte da Ferrovia do Trigo, que une Roca Sales e Guaporé. O viaduto foi construído pelo Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 70. Foram 6 anos de construção até a inauguração, em 1978.

O V13, o mais famoso da série que compõe a ferrovia, tem 143 metros de altura e 509 de extensão. Para essa estrutura toda, os pilares têm sustentações enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo.

A primeira visão da janela do ônibus

Chegamos em Vespasiano Correa às 9h e levamos mais alguns minutos até chegar no local do Viaduto. Lá, encontramos uma estrutura com quisques, campings e bares. Em um desses quiosques, o Paraíso Tropical, nos é oferecida parada para banheiro e também um café da manhã bem colonial, que tem custo de R$ 10. O café conta com pão caseiro, bolo, cuca, queijo minas, salame, manteiga, chimias, melado, frutas, café e leite. O café reforçado é importante, já que durante as trilhas não há parada para almoço.

Café da manhã no quiosque Paraíso Tropical custa R$ 10

v13-3

Depois de bem alimentados, partimos, por volta das 10h40, para o início das trilhas. Chovia forte e, ainda no ônibus, a Trip Tri nos ofereceu capas de chuva. Protegidos da água nós seguimos o caminho até V13. É preciso subir por uma estrada de chão íngreme para chegar até os trilhos do trem.

v13-2

v13-33

Logo encontramos o V13 e também um trecho de túneis. Seguimos primeiro para os trilhos. Caminhamos entre as tábuas de madeira ou pelo encosto de brita, na lateral. Aqui a chuva dá uma trégua, e fica mais fácil de caminhar os 500m de extensão.

v13-31

v13-5

Nos vãos do viaduto a empresa V13 Adventure realiza rapel. É o maior rapel do Brasil e, para o grupo da Trip, a equipe cobra R$50. Porém, no domingo, não teve rapel. Por conta da chuva, o passeio não se torna tão seguro, então eles não oferecem o serviço.

Foto: Divulgação/Facebook

Para quem for fazer o rapel, o ideal é realizar no final das trilhas, aí desce até a base e não precisa mais subir. Se estiver com uma mochila muito pesada, a equipe manda separado por uma cordinha.

Do alto do viaduto avistamos o Rio Guaporé e também uma sequência de montanhas. No dia em que fomos, tinha muita neblina, formando uma paisagem bem bonita.

v13-8

É preciso ter muito cuidado no trajeto pelos trilhos, porque o trem ainda passa pela região! Não é possível saber o horário exato, mas geralmente, início da tarde de domingo ele não costuma passar. Se ele passar, é só correr para os recuos. Por sorte, os acidentes não fazem parte da história recente do viaduto.

Seguindo o V13, encontramos o V12, mais um trecho da Ferrovia. Caminhamos mais alguns metros e passamos por alguns túneis.

Início do V12

v13-12

Logo em seguida encontramos o V11, o trecho da ferrovia que não possui proteção em volta. Por motivos de segurança, não é recomendado caminhar por ali, principalmente em dia de chuva. Ficamos na beirada, que já é ótima para tirar fotos.

v13-15

v13-14

v13-30

Retornamos pelo mesmo caminho e, novamente no início da trilha, seguimos agora pelo trecho de túneis. O trajeto é feito na escuridão total, por isso a Trip recomenda levarmos lanternas.

v13-20

Caminhando um pouco chegamos no janelão, uma abertura no túnel. Nesse ponto, fizemos uma parada para descanso, para beber água e também para comer um lanchinho.

v13-21

Pausa para descanso

O roteiro sugestivo da Trip propõe que o grupo vá até a cachoeira do janelão. Porém, como estava chovendo no dia, o trajeto não estava tão seguro. Os guias sugeriram, então, irmos até a cachoeira “garganta do diabo”. Percorremos mais alguns quilômetros no túnel. Em um dos pontos, em que temos escuridão total, a guia Andréia propôs que apagássemos as luzes para conferir como é estar em total breu (experiência pouco comum na cidade grande). A escuridão é acompanhada por um silêncio total também.

v13-24

Seguimos mais um pouco e, em uma parte aberta (sem túnel), subimos pela lateral do trilho para conferir a cachoeira. A vasão estava bem grande, devido à chuva. Nesse local, grupos realizam rapel. O trajeto é feito por baixo dos trilhos. Para o rapel, é preciso agendar com antecedência.

Todo o trajeto por dentro dos túneis demora cerca de 2h, ida e volta.

v13-25

Depois, retornamos pelo mesmo caminho da ida. Na volta, é possível avistar o V13.

v13-28

Ao chegarmos nos quiosques, por volta das 15h30, temos tempo para apreciar a vista e fazer um lanche.

Após o descanso, às 16h, um grupo partiu com os guias para conferir a pedra da tartaruga. A trilha, mais curta, demora cerca de 25 minutos na ida e 20 minutos na volta. No final, é possível conferir uma pedra no formato de uma tartaruga. Bem divertido para tirar fotos.

Foto: Andréia Fernandes

Outra opção é seguir pela trilha que leva até a cachoeira. No dia em que fomos, não fizemos essa trilha. Mas, no verão, os visitantes adoram tomar um banho para se refrescar.

Grupo da Trip

Pontualmente às 17h30 saímos de volta a Porto Alegre. No ônibus ainda curtimos uma pequena confraternização, com um encerramento da nossa coordenadora. Teve também sorteio de brindes e mensagem fofa feita pela mãe do Tiago, criador da Trip Tri. Ganhamos também o roteiro das próximas viagens da Trip e um chocolatinho delicioso. Chegamos por volta das 20h30 em Porto Alegre, considerando que o ônibus fez paradas rápidas também na região metropolitana.

O saldo do dia foi super positivo. Apesar da chuva e do cansaço, foi incrível conhecer esse local lindo. Valeu, Trip! Fica a lição de que, mesmo com chuva, a gente pode fazer uma viagem massa e tornar o domingo muito mais interessante.

Próximas datas da Trip Tri para o V13:

V13 – 18 de junho

V13 – 16 de julho

V13 – 5 de agosto

V13 – 20 de agosto

V13 – 3 de setembro

V13 – 17 de setembro

Dicas para quem for visitar o Viaduto 13

• Levem protetor solar, boné, repelente e roupa confortável
  • Levem dinheiro em espécie, porque a maioria dos quiosques não aceitam cartão
  • Se quiser, pode levar roupa de banho para curtir a cachoeira
  • Leve disposição, porque é preciso caminhar bastante
  • Esteja preparado para uma paisagem deslumbrante <3
(Visited 2.962 times, 1 visits today)
4 comments Comentar
  1. A Rumo informa que é proibida a circulação de pessoas e veículos não autorizados, bem como a prática de esportes radicais, no viaduto ferroviário denominado “Viaduto 13”, em Vespasiano Correia (RS). Esclarece que já notificou as empresas que promovem tal prática, a fim de resguardar a segurança de todos. O local é área operacional, destinado exclusivamente ao transporte de cargas e não deve ser utilizado sem autorização da Rumo e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Caso a área seja utilizada irregularmente, a Companhia tomará as medidas cabíveis.