O que fazer em Porto Alegre: Farol Santander

Porto Alegre é cheia de encantos, mas muitas vezes os próprios habitantes deixam passar.

Para mudar esta imagem e incentivar o turismo na cidade, o ColetivoTraveleRS, um grupo de produtores de conteúdo apaixonados por viagens, lançaram o projeto #oqueportoalegretem. De 1 a 9 de fevereiro, vários blogueiros vão divulgar conteúdos sobre lugares incríveis de Porto Alegre. Acompanhe no Instagram!

Com muito orgulho eu faço parte deste grupo. Fui visitar o Farol Santander para contar a vocês.

O prédio fica no Centro Histórico de Porto Alegre. É lindo e imponente. O espaço respira cultura. Reuni aqui algumas informações do local, com base também em dados divulgados no site oficial:

farol-santander-porto-alegre-3

farol-santander-porto-alegre-14

Como funciona o Farol Santander Porto Alegre

São quatro grupos de andares:

EXPOSIÇÕES
Grande Hall
Átrio

MEMÓRIA
Galeria
Subsolo

EXPERIÊNCIAS
Cine Farol Santander

GASTRONOMIA
Valkiria Café no Cofre
Restaurante Moeda

 

Exposição Farol Santander Porto Alegre

Quando fui, a exposição que estava em exibição no Grande Hall era a Estratégias do Feminino. A mostra traz uma seleção de 95 obras produzidas por mulheres brasileiras desde o início do séc. XX até os dias correntes. São trabalhos de 53 artistas que impactam por sua potência artístico-conceitual e que – seja por negação, contestação, desconstrução, ressignificação, autorepresentação, deformação, alegoria, humor – problematizam as constituições, condições e culturas do “feminino”. A exposição é constituída por cinco núcleos: No Calor da Luta; A Casa e a Rua; Dobras e Costura; Diários e Listas e o Corpo que Habito. As obras foram agrupadas a partir da identificação de estratégias que se impõem como procedimentos evidentes de enfrentamento dos espaços e lugares que foram reservados às mulheres – inclusive na história da arte – e que têm limitado suas ações na vida pública, no trabalho, na cultura, nos padrões de beleza, enfim, no exercício pleno de suas cidadanias.

farol-santander

farol-santander-porto-alegre12

farol-santander-porto-alegre-9

Uma galeria que propõe uma reflexão super importante sobre o papel da mulher na sociedade.

A exposição fica em exibição até 9 de fevereiro de 2020.

 

Espaço Memória Farol Santander Porto Alegre

O Espaço Memória traz duas exibições imperdíveis. No andar de cima, temos a exposição que conta a história de Porto Alegre. Interativa e muito interessante.

farol-santander-porto-alegre-11farol-santander-porto-alegre-10

A exposição conta um pouco da fundação da cidade, a Praça da Alfândega, as pessoas, a cidade e a história do banco. Usando a água como ponto de partida e origem de nossa história, partimos do fundo do Rio Guaíba para a terra no processo de aterramento da região, para a natureza diversa conhecida em Porto Alegre em seus túneis verdes e para as miscigenações dos povos com a chegada de imigrantes de diversos locais do Brasil e do Mundo.

Já o cofre, no subsolo, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul. O Farol propõe uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região e os dois lados da moeda, o famoso “cara ou coroa” conhecido no mundo todo. Nas laterais da sala, é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro, a difícil tarefa de equilibrar inflação e emissão de moeda e sobre a técnica de impressão de cédulas da época.

farol-santander-porto-alegrefarol-santander-porto-alegre5

santander-cultural-porto-alegre

A exposição fica em cartaz por tempo indeterminado.

 

Átrio Farol Santander Porto Alegre

No átrio, acima do vitral, fica ainda mais uma exposição. Instalações em neon com estruturas metálicas, assinadas pela artista Carmela Gross inundam o espaço todo de vidro com uma luz vermelha.

farol-santander-porto-alegre-6

Um espaço diferente de tudo que eu já tinha visto. Para acessar a exposição, é preciso usar o elevador.

 

Cinema Farol Santander Porto Alegre

O Cine Farol Santander oferece uma seleção de filmes de todos os gêneros e para todas as idades, por meio de um mix de países que retratam a ampla diversidade da cinematografia mundial.  Tem 85 lugares e total acessibilidade. Você também pode conferir a programação completa do mês pelo site www.pranafilmes.com.br

cinema-farol-santander-porto-alegre

Até 20 de fevereiro fica em cartaz a Mostra Latinidades.

Café e restaurante Farol Santander Porto Alegre

Para quem gosta de experiências gastronômicas, o Farol Santander é um prato cheio!

O café traz no cardápio cafés especiais, frapês, smoothies, doces, salgados, sanduíches e saladas, além de grãos de origem moídos na hora para levar e diversos utensílios para os coffee lovers.

cafe-no-cofre-farol-santander-porto-alegre

O Restaurante Moeda funciona de segunda a sexta, em formato de buffet executivo, sempre das 11h30 às 15h.

restaurante-farol-santander-porto-alegre

Quanto custa visitar o Farol Santander Porto Alegre

Os ingressos para o Farol Santander podem sem comprados na bilheteria do local ou pelo site. O valor é R$ 15 o inteiro e R$ 7,50 a meia entrada.

Acesso permitido até 30 minutos antes do fechamento. A visita completa Inclui todos os andares. No último domingo do mês a visitação é gratuita, para isso, o ingresso deve ser retirado na bilheteria do Farol no mesmo dia da visita

Não há cobrança de ingresso para acessar a operação de gastronomia no subsolo, que reúne o Restaurante Moeda e o Valkiria Café no Cofre. Tempo da visita é indeterminado.

Farol Santander Porto Alegre

Rua Sete de Setembro, 1028 Centro Histórico – Porto Alegre – RS
Horário de funcionamento: Terças-feiras a sábado, 10h às 19h Domingos e feriados, 11h às 18h
Acesso permitido até 30 minutos antes do fechamento
Não abre as segundas-feiras

(Visited 68 times, 1 visits today)

Deixe um comentário!