Nada como um novo ano, novos objetivos e novas expectativas! Essa é a hora de aproveitar que o diário de viagens 2017 ainda está em branco e começar a escrever suas histórias pelo mundo!
Viajar não é tarefa fácil, exige planejamento e muito foco, principalmente em relação aos gastos. Mas não se preocupe! Como bons viajantes pão duros que somos, o que não faltarão são dicas de como economizar e juntar grana para cair na estrada. Olha só!
Como viajar mais por menos em 2017
- 1. Planeje-se desde o início do ano
Comece em janeiro, com o calendário em mãos! Anote todos os feriados do ano e destaque principalmente os estendidos. Se você já tiver alguma ideia sobre as suas férias, tome nota também. Assim você consegue visualizar todo o seu ano e ter noção de quais lugares você pode conhecer dependendo dos dias que você tem à disposição.
Se nessa fase do planejamento você já puder definir a data das suas férias, melhor: aproveite para escolher a baixa temporada, época mais barata para se viajar, geralmente de março a junho e de setembro a novembro. Se as suas férias coincidirem com a alta temporada e férias escolares, organizar-se antecipadamente pode evitar gastos excessivos.
Feriados de 2017
Carnaval – 28 de fevereiro (terça-feira);
Sexta-feira da Paixão – 14 de abril (sexta-feira);
Tiradentes – 21 de abril (sexta-feira);
Dia Mundial do Trabalho – 1º de maio (segunda-feira);
Corpus Christi – 15 de junho (quinta-feira);
Independência do Brasil – 7 de setembro (quinta-feira);
Dia de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro (quinta-feira);
Finados – 2 de novembro (quinta-feira);
Proclamação da República – 15 de novembro (quarta-feira);
Natal – 25 de dezembro (segunda-feira).
- 2. Faça uma lista com seus destinos preferidos
Por mais que o seu objetivo seja conhecer o mundo todo (bora lá!), sejamos realistas, não é possível atingir esse sonho num só feriado de Páscoa. Portanto, com pés no chão e caneta na mão organize uma lista ou tabela de lugares a conhecer, classificando seus destinos preferidos entre nacionais e internacionais e entre destinos para férias mais longas (como as de verão e de inverno) ou para poucos dias (como feriados e finais de semana).
Aos poucos, com pesquisas e leituras, você vai aumentando a lista de lugares que gostaria de conhecer e acrescentando atributos aos destinos já escolhidos, como época ideal para conhecer, tempo necessário, roteiros, supostos custos de viagem etc. Assim você planifica seus objetivos e tem mais segurança ao comprar aquela passagem promocional de última hora. Nesse sentido, também fica mais fácil visualizar quais destinos encaixam no tempo e na grana disponíveis a cada mês.
Prefira viajar pelo Brasil ou para países próximos. A não ser que apareça uma passagem promocional pra África do Sul por R$ 700 (isso existe, Melhores Destinos está aí para comprovar), foque em capitais e lugares não tão turísticos e cuide com os festejos dos feriados nacionais – se a ideia é economizar, não é uma boa ideia conhecer o Rio de Janeiro na época de Carnaval, por exemplo.
- 3. Monitore o preço das passagens aéreas
Crie o hábito de pesquisar preços de passagens e assinar newsletters de empresas aéreas ou de ônibus. Fica mais fácil de chegar primeiro nas promoções e garantir assentos com precinhos camaradas.
Quem tem disponível apenas os feriados ou as férias em alta temporada deve ficar atento com antecedência aos preços de voos e reservas de hotel, pois nessas épocas as tarifas aumentam bastante.
- 4. Busque hospedagens mais em conta
A hospedagem, depois das passagens de avião ou ônibus, costuma ser o item mais caro de uma viagem. Procure hospedagem em lugares mais baratos como campings ou hostels, ou na casa de alguém pelo Couchsurfing. Se você não abre mão do conforto, é possível encontrar hospedagem com preços honestos no AirBnb.
- 5. Economize: seja pão dura!
Com os destinos escolhidos, as pesquisas feitas e os preços na cabeça, é hora de juntar grana para fazer tudo acontecer! A nossa sorte é que o Blog Pão Dura está a mil com suas dicas de promoções pela cidade, caso contrário seria bem difícil lidar com tantos cortes no orçamento.
Dica 1: guarde um pouco de dinheiro por dia ou por mês, seja na poupança, seja na sua própria conta. Escolha uma quantia e vá se adaptando a não ter ela no orçamento. Pense sempre que vale mais a pena gastar o dinheiro numa passagem de avião do que almoçando fora todos os dias.
Dica 2: organize seus gastos mensais. É chato não comprar aquela Nutella no supermercado, ou poupar na hora de escolher a cerveja? É. Mas pense que quando estiver na Bélgica, esse dinheiro poupado vai render chocolates e cervejas belgas inesquecíveis.
Dica 3: faça suas refeições em casa. A não ser que as promoções do Pão Dura estejam irresistíveis, prefira cozinhar e preparar suas refeições em casa – isso vale também para quem tem aula ou trabalha fora, basta levar marmitinha junto. Pode não parecer, mas a economia será enorme.
Veja aqui como montar a marmita ideal
Dica 4: compre roupas ou utensílios para a sua viagem de lojas virtuais. Grande parte oferece mais descontos do que a própria loja física. Se você não precisar de nada urgentemente, deixe para comprar quando estiver viajando, assim você já volta com uma lembrança do lugar visitado.
Feliz 2017 e boas viagens!!!
______________________________________________________________
Jade Knorre é jornalista de viagem. Atua como redatora do site Skyscanner Brasil.