Olá, Pão Duros!
Eu adoro quando há programações legais e gratuitas na cidade. Adoro mesmo!
E a Noite dos Museus é uma delas. A ideia do evento é abrir os museus à noite, em um horário alternativo, para que o público possa aproveitar esses espaços culturais por outra perspectiva. A ideia é inspirada em um tradicional evento de Berlin, que já chegou a cidades como Buenos Aires também.
Aqui em Porto Alegre, em 2017 o evento acontece no dia 20 de maio e todos os museus contam com suas programações próprias e também com programações musicais.
Dá uma olhadinha na agenda:
Programação Noite dos Museus 2017 em Porto Alegre
- Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000 / Bairro Cristal)
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
Depois do Fim – toma como premissa a ideia de fim do mundo para refletir sobre a produção simbólica e material constituída pela humanidade ao longo dos tempos.
NO DRAMA – apresenta a relação da obra de Iberê Camargo com a dramaturgia, através de telas, painéis, fotografias e estudos.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
19h30 – Pedro Dom, clarinete solo
Compositor, arranjador, produtor e clarinetista, graduado em Música pela UFRGS, integrou a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, gravou com a banda Dingo Bells e desenvolveu trabalhos com os músicos Gabriel Romano e Ian Ramil.
20h30 – Milene Aliverti, violoncelo solo
Professora do departamento de música da UFRGS, principal violoncelo da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro, atua também como solista e camerista em diversas formações apresentando-se por todo o país e no exterior.
22h00 – Zé Flavio Trio
Na década de 70, Zé Flavio integrou “Os Almôndegas” e atuou com Emílio Santiago, Oswaldo Montenegro, Elba Ramalho, Frenéticas, Bixo da Seda, entre outros. Em Porto Alegre, recebeu por duas vezes o Prêmio Açorianos. Na formação Trio, é acompanhado de Nico Bueno no baixo, e Bebeto Mohr na bateria.
23h00 – Amauri Iablonovski & Michel Dorfman
Vencedor do Prêmio Açorianos de Música na categoria dos sopros e do Festival de Choro de Porto Alegre, Amauri atua na Ospa, e como solista junto à Orquestra do Theatro São Pedro. Produtor, pianista e arranjador, Michel foi duas vezes vencedor do Prêmio Açorianos como instrumentista, além de diversas indicações na premiação. Gravou com importantes nomes da cena musical do RS e do Brasil.
- MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO RIO GRANDE DO SUL/MACRS ( Rua dos Andradas, 736, sala 24 (6º andar, Casa de Cultura Mario Quintana))
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
Charrúa, do artista visual uruguaio Gustavo Tabares – além de uma peça sonora, a exposição apresenta desenhos, objetos de mármore, vídeos, pinturas, etc., no formato de instalação.
Música de Passarinho, do artista Antônio Augusto Bueno – fotos, vídeo, pintura, gravura, monotipia, objetos e elementos coletados da natureza compõe a mostra.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
19h30 – CCOMA
Duo eletrônico formado pelo trompetista e produtor Roberto Scopel e pelo percussionista e também produtor Luciano Balen – tem como matéria-prima a música produzida eletronicamente, utilizando-se de elementos orgânicos como percussão, trompete, flugel horn, e acordeom. A dupla tem três álbuns lançados, foi vencedora do 24° Prêmio da Música Brasileira (2013), na categoria Álbum Eletrônico.
20h30 – Thiago Ramil
Cantor e compositor gaucho, teve seu álbum de estreia Leve Embora, indicado ao 17º Latin Grammy Awards, na categoria Melhor Álbum Pop. Em Porto Alegre, Thiago recebeu o Prêmio Açorianos de Música 2016, nas categorias de Artista Revelação e Melhor Intérprete de Gênero Pop.
22h00 – TOQUE com Felipe Zancanaro
Guitarrista, percussionista, produtor e compositor, integrante da banda Apanhador Só, com a qual teve duas indicações ao VMB (Video Music Brasil – da MTV), ao Grammy Latino e ao Prêmio Multishow de Música Brasileira. Desenvolve pesquisas com percussão-sucata e circuit bending.
23h00 – Jam Session Thiago Ramil & Felipe Zancanaro
- Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS (Praça da Alfândega, Centro Histórico)
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
Pro Posições – exposição comemorativa dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, com curadoria de Icléia Borsa Cattani e Maria Amélia Bulhões.
Redes, por Tonico Alvares – a exposição apresenta 35 imagens em formato 81cm x 81cm, feitas no espaço público do complexo de edifícios do Lincoln Center, em Nova Iorque (EUA).
Traço Solto – trânsitos da arte naïf no acervo do MARGS.
Uma possível história da arte do Rio Grande do Sul: Plural[ismos] no Sul – mostra reúne 16 obras de artistas relevantes para o sistema da arte local, produzidas no século XX, pertencentes ao acervo do MARGS.
A arte é a melhor parte da infância – com curadoria de Valesca Karsten, a mostra conta com 15 obras em grandes formatos, em óleo sobre tela, de artistas de renome do Rio Grande do Sul, que estão em plena atividade.
Infâncias: diferentes modos de ver e sentir – enfoca obras do acervo do museu que têm como tema crianças e cenas infantis. Essas obras estão expostas para, além de sua óbvia vocação de fruição estética, confrontar e relativizar algumas das inúmeras visões do que seria infância.
A inquietude do olhar, de Vera Reichert – um recorte na produção da artista, que busca chamar a atenção para os problemas da água e da natureza, onde a água é a sua matéria plástica.
POA 81 – mostra fotográfica que registra fragmentos de Porto Alegre dos anos 80.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
19h00 – Maracatu Truvão
Grupo de percussão de Porto Alegre que se dedica a pesquisar e executar a música do maracatu de baque virado, ou maracatu nação, folguedo popular originário da cidade do Recife.
20h30 – Bebeto Alves
Cantor e compositor, um dos principais nomes da chamada Musica Popular Gaúcha, com quase trinta discos lançados, tem composições gravadas por Ana Carolina, Belchior, Ednardo, Kleiton e Kledir, Antonio Villeroy, entre outros.
22h00 – Pedro Dom, clarinete solo
Compositor, arranjador, produtor e clarinetista, graduado em Música pela UFRGS, integrou a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, gravou com a banda Dingo Bells e desenvolveu trabalhos com os músicos Gabriel Romano e Ian Ramil
23h00 – Orquestra de Flautas Transversas IPDAE
Apresenta vários diferenciais, entre eles está a rara formação. Quanto à estética, a orquestra através de seu repertório, procura estilizar as músicas, dando uma roupagem o mais fiel possível ao estilo, ao período, e ao compositor que está sendo interpretado.
- Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, Rua 7 de Setembro, 1020 / Bairro Centro Histórico)
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
A Linha do Tempo – com pesquisa histórica, iconográfica e textos de Claudia Wasserman, professora do Departamento de História/UFRGS. A mostra conta a trajetória política, econômica e cultural do Estado em 52 módulos e 36 painéis temáticos.
Mostra de Transferência Acervo do Instituto Gáucho de Tradição e Folclore – a exposição conta com objetos pertencentes à Mostra de Indumentária do período farroupilha; com material do Memorial dos Festivais, livros e recortes de jornais da Biblioteca e Hemeroteca Glaucus Saraiva; alguns exemplares da Estante do Maestro Ângelo Crivellaro, com mais de 2mil títulos de monografias de conclusão de curso de pós-graduação em Folclore da Faculdade Palestrina, nos anos 1980; LP’s e CD’s que integram o acervo discográfico com quase 3mil títulos que constituem quadro das canções populares de inspiração regional e/ou folclóricas a partir de 1950, além de peças e utensílios relacionados ao universo das lides rurais.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
19h30 – Renato Borghetti, Renato Muller & Fábrica de Gaiteiros
Um dos principais instrumentistas gaúchos, acompanhado de Renato Muller e dos pequenos alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros, apresentam música instrumental de qualidade, temas clássicos regionais que marcaram a carreira do gaiteiro.
20h30 – Antonio Villeroy
Para além da notoriedade vista pelo sucesso da parceria com a cantora Ana Carolina, suas canções têm mais de 150 gravações que vão de Maria Bethânia a Sandy & Junior, passando por Gal Costa, Maria Gadú, Ivan Lins, Seu Jorge, Paulinho Moska, Belchior, Zizi Possi, João Donato… Com seu primeiro álbum gravado ao vivo foi indicado ao Grammy Latino 2005 de melhor canção da Língua Portuguesa com a bossa São Sebastião.
21h30 – Ernesto e Paulinho Fagundes
Um dos grandes nomes da música regional gaúcha, o cantor, percussionista e compositor Ernesto Fagundes, acompanhado do irmão, o guitarrista Paulinho Fagundes – vencedor de diversos Prêmios Açorianos, apresentam seus mais recentes trabalhos.
23h00 – Conjunto Bluegrass Portoalegrense
Referência no cenário musical por sua proposta de trabalho peculiar: são apresentações de Bluegrass, música norte-americana de raiz influenciada pela cultura de imigrantes escoceses, irlandeses e afro-americanos, em que utilizam um único microfone, revezando o instrumento ou voz principal à frente do grupo. Exatamente como nos anos 40, quando surgiu este estilo musical.
- Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 / Bairro Bom Fim)
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
“Paisagens da memória: cidades e corpos em movimento” – com curadoria do Museu da UFRGS e do CEME, a exposição apresenta o esporte em suas múltiplas modalidades, como fenômeno cultural de grande abrangência e com ampla visibilidade. Através de imagens históricas e objetos colecionáveis, a narrativa da exposição procura suscitar a reflexão em torno do esporte como prática de lazer, de rendimento, de distinção social e de apropriação do espaço público. Assim, ao atrair públicos e adeptos, o esporte transforma corpos, espaços urbanos e suas paisagens.
NÓS PODEMOS! A mulher da submissão à subversão” – aborda o caminho percorrido pelas mulheres em busca de igualdade e menos opressão, apresentando ao visitante o mundo feminino, a representação da mulher na sociedade, as amarras e as lutas coletivas. Com curadoria coletiva dos alunos do Curso de Bacharelado em Museologia da UFRGS, a exposição procura despertar questionamentos e dar visibilidade às conquistas femininas ao longo dos anos.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
19h30 – Areal do Futuro
Bloco de Carnaval que além de preservar e ensinar a cultura carnavalesca, transmite valores de solidariedade, disciplina, espírito comunitário e voluntário. Realiza oficinas gratuítas de percussão, sopro, mestre sala e porta bandeira.
20h30 – Daniel Wolff & Christine Beard, violão e flauta
Doutor em Violão, Daniel Wolff é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Profissional versátil, além da carreira como concertista, atua intensamente como didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy. Flautista e professora norte-americana, Christine Beard é mestre e doutora em Performance Musical (flauta) pela Universidade do Texas.
22h00 – Amauri Iablonovski & Michel Dorfman
Vencedor do Prêmio Açorianos de Música na categoria dos sopros e por duas vezes do Festival de Choro de Porto Alegre, Amauri Iablonovski atua na Ospa, e como solista junto à Orquestra do Theatro São Pedro. Integra o Quarteto Pictures e a Confraria do Sax, sendo este último, representante do Departamento de Música da UFRGS. Produtor, pianista e arranjador, Michel Dorfman foi duas vezes vencedor do Prêmio Açorianos como instrumentista, além de diversas indicações na premiação. Gravou importantes nomes da cena musical do Rio Grande do Sul e do Brasil.
23h00 – Milene Aliverti, violoncelo solo
Professora do departamento de música da UFRGS, principal violoncelo da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro, atua também como solista e camerista em diversas formações apresentando-se por todo o país e no exterior.
- Museu de Porto Alegre (Rua João Alfredo, 582 / Bairro Cidade Baixa)
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
O Solar que virou Museu – conta a trajetória do local, que foi o Solar de Lopo Gonçalves, por meio de fotos, reportagens da época, recursos didáticos, como uma árvore genealógica e o inventário de Lopo Gonçalves, além das linhas de tempo com os principais fatos das memórias. O arquiteto Clóvis Borba, executor do projeto, elaborou também alguns monóculos com fotos antigas da cidade, criando interatividade com o público.
Transformações urbanas: de Montaury a Loureiro – conta a história dos primeiros planos de desenvolvimento urbano e das principais obras realizadas entre 1897 e 1943.
Porto Alegre em Luz e Cor – composta de itens do acervo do Museu Joaquim Felizardo e da Pincoteca Aldo Locatelli.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
19h30 – Floresta Aurora
20h15 – Afro-Sul Odomodê
21h00 – roda de capoeira com Africanamente
21h45 – Negra Jaque
22h30 – Alabê Oni
23h00 – roda de samba com Mestre Paraquedas, Pâmela Amaro, Eduardo Moreira, Andressa Ferreira e convidados
- Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973 / Bairro Centro Histórico)
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
ESPELHO do artista André Severo – projeto contemplado com o XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2015, a exposição tem a imagem, o tempo e a memória como elementos latentes de sua estruturação e busca dar testemunho da imponderabilidade da experiência criativa e de sua eminente relação com os condicionantes espaciais e temporais que definem algumas de suas possibilidades de apresentação. Elaborada através de uma série de fotografias e de vídeos articulados com uma seleção de pinturas dos acervos das Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli, a instalação insere-se na dinâmica de questionamento entre as instâncias processuais e os suportes de registro dos trabalhos poéticos que André Severo vem realizando, e passa a ser também uma investigação sobre as possibilidades associativas e dissociativas de imagens dentro do ambiente expositivo.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
19h30 – Choro das Gurias
Grupo de choro formado por jovens mulheres instrumentistas, que se destaca pela sonoridade camerística. Ju Rosenthal no cavaquinho, Pamela Amaro no pandeiro, Stefania Colombo na flauta, Vitoria Gautto no clarinete, Caroline Guarnieri no sax tenor e Julia Valentini no violão sete, com arranjos de Elias Barboza.
20h30 – Catarina Domenici & James Correa, piano e violão
Catarina Domenici é doutora em Piano Performance na Eastman School of Music (EUA), na classe da renomada pianista Rebecca Penneys, onde recebeu o Prêmio Lizie Teege Mason de melhor pianista. Além de reconhecida solista detentora de prêmios expressivos ao longo da carreira, gravou o CD Porto 60, premiado com dois troféus Açorianos. Doutor em Música (PhD) pela State University of New York at Buffalo (EUA), mestre em composição e bacharel em violão pela UFRGS, as obras de James Correa têm sido interpretadas na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Europa e nos mais importantes eventos dedicados à música contemporânea no Brasil.
22h00 – João Maldonado
Tem uma trajetória de 33 anos como pianista, organista, guitarrista, compositor, produtor musical e mais de 40 obras gravadas. Ex-tecladista do TNT, tocou e gravou com diversos músicos e bandas de rock, jazz, blues, entre eles: Adriana Calcanhoto, Charles Master, Solon Fishbone, Fernando Noronha, Garotos da Rua, Acústicos e Valvulados, etc.
23h00 – Jam Session Catarina Domenici & João Carlos Maldonado
- Planetário (Avenida Ipiranga, 2.000 / Bairro Santana)
PROGRAMAÇÃO EM CARTAZ
Oficina de identificação do Céu de Porto Alegre no Outono
Programa curto – O Caminho das Estrelas
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
19h30 – TOQUE com Felipe Zancanaro
Guitarrista, percussionista, produtor e compositor, integrante da banda Apanhador Só, com a qual teve duas indicações ao VMB (Video Music Brasil – da MTV), ao Grammy Latino e ao Prêmio Multishow de Música Brasileira. Desenvolve pesquisas com percussão-sucata e circuit bending.
21h00 – Orquestra de Brinquedos
Musical inteiramente tocado com instrumentos de brinquedo por cinco soldadinhos de chumbo. Os músicos Yanto Laitano, Fábio Ly, Filipe Narcizo, Beto Chedid e Marina Mendo apresentaM clássicas canções conhecidas do grande público em divertidos e criativos arranjos.
22h30 – Fernando Cordella & Artur Elias Carneiro
Cravista, docente e pesquisador em música dos séculos XVII e XVIII, Cordella atua como solista de cravo e baixo continuísta em diversas orquestras. Graduado pelo Instituto de Artes da UFRGS, Elias Carneiro aprofundou seus estudos musicais em Stuttgart, Alemanha. Premiado em vários concursos nacionais, atua em diversos recitais e concertos como solista de várias orquestras brasileiras, além de intensa atividade como camerista.
23h30 – Kula Jazz
“Kula” significa uma “barganha espiritual”, uma constante troca de fé e energia – o quinteto busca popularizar esse gênero secular e de extrema importância na história do desenvolvimento musical popular – o jazz e a música instrumental. No repertório composições dos grandes nomes do jazz internacional. Foi um dos destaques do ultimo POA Jazz Festival.
- Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112 / Bairro Moinhos de Vento)
EXPOSIÇÃO EM CARTAZ
Ponto de Partida, da artista Anico Herskovits – destacando a presença da gravura no desenvolvimento do cenário artístico gaucho, com curadoria de Blanca Brites, o Goethe-Institut Porto Alegre apresenta as inéditas litografias que mostram suas flores e seus animais de estimação acompanhados de esboços a lápis e a caneta, e a xilogravura Circo (1986) acompanhada, pela primeira vez, por alguns dos inúmeros estudos, desenhos, permitindo ao visitante partilhar como a artista pensou cada elemento do conjunto. Importante referência em gravura, Anico teve os 40 anos de sua obra homenageados com uma exposição individual na Caixa Cultural São Paulo, em 2016.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
19h30 – Orquestra de Flautas Transversas IPDAE
Apresenta vários diferenciais, entre eles está a rara formação. Quanto à estética, a orquestra através de seu repertório, procura estilizar as músicas, dando uma roupagem o mais fiel possível ao estilo, ao período, e ao compositor que está sendo interpretado.
20h30 – Alabê Oni
Na língua iorubá, uma expressão que significa “nobre tamboreiro” ou “grande mestre dos tambores” – este grupo percussivo é, acima de tudo, uma homenagem dos músicos Richard Serraria, Pingo Borel, Mimmo Ferreira e Tuti Sagui à ancestralidade assaltada da África e que resistiu por séculos em terras distantes.
22h00 – Nani Medeiros
Cantora que vem mostrando talento na nova cena musical brasileira, com influências musicais que vão da mpb ao jazz. Nani já cantou ao lado de Fito Paez e interpretou grandes artistas como Elis Regina e Lupicínio Rodrigues.
23h00 – Daniel Wolff & Christine Beard, violão e flauta
Doutor em Violão, Daniel Wolff é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Profissional versátil, além da carreira como concertista, atua intensamente como didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy. Flautista e professora norte-americana, Christine Beard é mestre e doutora em Performance Musical (flauta) pela Universidade do Texas.
- Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205 / Bairro Centro Histórico)
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
Casa de Correção_Dizer o Indizível – inédita coleção de fotografias do acervo que, contextualizada com alguns objetos de época, apresenta um panorama histórico sobre a Casa de Correção, instituição pública de re-educação social que localizava-se ao lado da Usina do Gasômetro. Esta exposição, juntamente com um pequeno percurso de recorte do acervo permanente, marca o lançamento da programação 2017 da instituição.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
19h30 – João Maldonado
Tem uma trajetória de 33 anos como pianista, organista, guitarrista, compositor, produtor musical e mais de 40 obras gravadas. Ex-tecladista do TNT, tocou e gravou com diversos músicos e bandas de rock, jazz, blues, entre eles: Adriana Calcanhoto, Charles Master, Solon Fishbone, Fernando Noronha, Garotos da Rua, Acústicos e Valvulados, etc.
20h30 – Kula Jazz
“Kula” significa uma “barganha espiritual”, uma constante troca de fé e energia – o
quinteto busca popularizar esse gênero secular e de extrema importância na história do desenvolvimento musical popular – o jazz e a música instrumental. No repertório composições dos grandes nomes do jazz internacional. Foi um dos destaques do ultimo POA Jazz Festival.
22h00 – Ò̩s̩é̩è̩túrá Africa’nJazz
Suas principais influências musicais se originam dos ritmos de matriz tradicional Yorùbá transpostas ao formato jazzístico, próximo do chamado Afrobeat. Este foi
popularizado na África na década de 1970 e se trata de uma combinação de música tradicional Yoruba, jazz, highlife, funk onde cantam vocais em fusão com estilos de percussão.
23h30 – CCOMA
Duo eletrônico formado pelo trompetista e produtor Roberto Scopel e pelo percussionista e também produtor Luciano Balen – tem como matéria-prima a música produzida eletronicamente, utilizando-se de elementos orgânicos como percussão, trompete, flugel horn, e acordeom. A dupla tem três álbuns lançados, foi vencedora do 24° Prêmio da Música Brasileira (2013), na categoria Álbum Eletrônico.
Informações completas neste site.
Como ir à Noite dos Museus
Para aproveitar o circuito, vale ir a pé, de carro, de bus, de moto, Uber, Cabify… várias maneiras. Mas tem dois jeitos que chamam a atenção:
- A Secretaria de Turismo organizou um bus turístico para o circuito, com paradas ilimitadas. O valor é R$20.
- O pessoal do BIKE TOUR POA também organizou um passeio para curtir a noite. O ponto de partida vai ser o MARGS, às 19h, e o ponto final do roteiro vai ser próximo à meia-noite no Memorial do Rio Grande do Sul. Informações completas neste link.