Chegada a época de volta às aulas após o recesso de inverno, famílias e estudantes costumam revisar os materiais escolares para verificar o que falta na mochila. O momento pode ser uma oportunidade de reflexão sobre o que é realmente necessário e sobre para onde vai tudo aquilo que será descartado. A Mercur, empresa que fabrica materiais escolares, selecionou algumas dicas legais para economizar. Olha só:
Dicas para economizar com material escolar
- Cadernos com capas lisas ou personalizados
Cadernos com capas de cores lisas custam muito menos do que cadernos de marcas ou personagens! E que tal fazer o teu caderno estampado? Tu podes personalizar com fotos, recortes de revista e desenhos ou ainda encapar com tecido e cola. Já as folhas limpas de cadernos velhos podem ser unidas às de outros cadernos e transformadas em uma nova encadernação. O resultado será único!
- Canetas, lápis de cor e demais materiais de desenho e/ou escrita
Tudo o que restou do semestre passado pode ser testado, limpo e reaproveitado. Essa limpeza pode ser realizada com álcool e uma flanela. Lápis podem ser apontados e canetinhas ou marcadores secos podem receber algumas gotas de álcool de cozinha ou água para voltar a funcionar. Utilizar os materiais até o final da vida útil é uma excelente forma de ser sustentável.
- Mochila e estojos
Tu podes comprar desenhos e bordados e aplicá-los na mochila ou no estojo. Existem muitas opções para aplicar em diferentes tipos de superfície. Essa é uma forma interessante de dar uma cara nova a antigos materiais. O mesmo pode ser feito utilizando botons.
- Giz de cera com cara de novo
Existem muitas técnicas que ensinam a reaproveitar pedaços de giz de cera.
Uma delas é esta aqui: Basta separá-los por cor, colocar em formas de silicone ou metal e levar ao forno. O tempo de derretimento depende muito do tamanho dos pedaços de giz. Geralmente, entre 3 e 7 minutos é suficiente. Quando estiver totalmente derretido, retire do forno e aguarde esfriar. Tu terás novos giz com formatos inusitados e feitos por ti.
- Compra por unidade
Busque locais em que é possível comprar apenas a cor que está faltando, tanto do giz de cera quanto da tinta guache.
- Grupos de troca ou doação
Converse com outros pais ou com colegas para verificar se há algum material usado que possa ser emprestado, doado ou revendido. Nas redes sociais também é possível encontrar grupos para isso. Outra opção bacana é procurar livros usados em um sebo ou na internet.
- Matéria-prima renovável
Verifique se a matéria-prima usada no material é renovável e dê preferência a esses produtos ou aos feitos com material reciclado pós-consumo. Assim tu ajudas a diminuir os impactos negativos no meio ambiente.
- Informe-se sobre o produto e fabricante
Exercite buscar informações sobre os fabricantes para ter certeza que cuidam bem de seus funcionários, da comunidade e do meio ambiente. Não deixe de observar se o produto é atóxico e se possui o selo do Inmetro para garantir a saúde e a segurança das crianças.
- Cuidado com os materiais escolares
Não custa lembrar que cuidar com atenção dos materiais pode ajudar a mantê-los em ordem e sem danos, evitando a compra de novos materiais. Ser um consumidor consciente não reflete apenas no nosso bolso, reflete em todo o mundo que nos cerca.
Sobre a Mercur:
A Mercur é uma empresa brasileira fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante de suas atividades, compreendeu que tudo o que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade. Por isso hoje assume publicamente o compromisso de participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis para construir um mundo de um jeito bom para todo mundo. Nessa caminhada, tem descoberto novas maneiras de construir soluções com as pessoas, a partir das necessidades delas. Atualmente, a empresa conta com cerca de 700 colaboradores com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação e saúde: borrachas de apagar, giz de cera, bolsas térmicas, muletas e produtos voltados à pessoa com deficiência.