Pesquisar

Exposição apresenta marcas de roupa com produções sustentáveis

Entre os dias 23 e 27 de abril, ocorrerá no Campus Zona Sul da UniRitter a segunda edição da já tradicional exposição “Transformar” na Semana do Fashion Revolution. A exposição propõe um alerta sobre o impacto que a indústria têxtil gera no meio ambiente e na sociedade como um todo. Marcas de roupas irão expor produtos e as matérias-primas utilizadas mostrando que é possível a produção de roupas de modo sustentável e consciente. O evento faz parte da programação do Fashion Revolution e tem entrada gratuita e aberta ao público.

Para a edição deste ano, a mostra será dividida em três partes que irão oportunizar uma experiência completa ao visitante sobre os problemas da indústria têxtil, e depois as soluções para o consumo consciente. Já na entrada, haverá um telão com dados do impacto negativo gerado pelo mercado da moda, como consequência do uso indevido de recursos naturais, descarte de resíduos, além dos problemas sociais, como o uso de mão de obra escrava.

Logo após, estarão dispostas informações sobre a origem do movimento Fashion Revolution, em banner pintado manualmente pelos alunos dos cursos de design. Após esse conhecimento do contexto, o visitante poderá enfim conhecer as marcas gaúchas (ADA, Aurora, Barbara Kasper, Carlos Bacchi, Envido, Sall, 3JNS, Brisa Slow Fashion, Squame) que estarão expondo as peças. Entre os diferencias, está o fato de os produtos, por exemplo, serem feitos com pigmentação e tingimentos orgânicos sem uso de produtos químicos, fibras orgânicas, resíduos têxteis e até mesmo material de descarte.

A coordenadora adjunta da Faculdade de Design da UniRitter, Tatiana Laschuk, menciona a importância de se conscientizar sobre o consumo e produções sustentáveis. “É imprescindível que a sociedade e as marcas mudem hábitos para minimizarmos esses danos. Nosso objetivo é que as pessoas conheçam essa realidade, mas ao mesmo tempo, as iniciativas que estão sendo tomadas para transformar positivamente esta indústria”.

Exposição Transformar – II edição

Local: Saguão do Prédio A, no Campus Zona Sul (Orfanotrófio 555)

Horário: 9h às 22h

Data: de 23 a 27 de abril

 

Confira a programação completa do Fashion Revolution na UniRitter. Para mais informações e inscrições acesse: www.uniritter.edu.br.

 

CAMPUS ZONA SUL

24/04

**Roda de conversa #LifestyleSustentável

A proposta é falar sobre cuidados com o meio ambiente, cultivo de plantas tintórias e alimentos orgânicos, a produção de trabalhos têxteis com recursos naturais e apresentar o que é um life style sustentável em ecovilas e a convivência em comunidades.

Local: Auditório 3 Prédio A
Horário: 9h30 às 11h30 (não é necessária inscrição, mas o limite de participantes é de 120 pessoas)
Convidados:
– Morada da Paz
– Isabela Bernardo e Tobias Costa (permacultura e tingimentos naturais – ecovila)

24/04

**Oficina: impressão botânica

Local: Foyer prédio A
Horário: 13h30 às 16h50 (1ª turma) e 18h30 às 23h50 (2ª turma)
Curso de extensão pago, 20 inscrições.

CAMPUS IGUATEMI

25/04

**Roda de conversa #NegóciosManuais

Vamos falar sobre mudanças sociais no retorno às origens, na busca de conhecimentos ancestrais e valorização da mão de obra local. Os convidados apresentarão suas iniciativas, a forma como abordam as práticas manuais e cursos ligados às técnicas com menor impacto ambiental.
Local: Auditório Ateliê de Moda
Horário: 9h30 às 11h30 (não é necessária inscrição)
Convidados:
– Clube de Costura Livre
– Casa Hermosa
– Projeto Octo

**Oficina: Projeto Cariño

O Projeto Cariño faz parte dos projetos de Extensão da UniRitter, tem como princípio realizar roupas para bebês sustentáveis a partir de peças de roupas e tecidos em desuso. Utiliza-se de técnicas manuais para a construção das peças. O objetivo deste workshop é desenvolver pontos e técnicas de costura manual, a técnica de stencil para aplicação na costura de um par de sapatinhos com beneficiamento têxtil.

A proposta do workshop é desenvolver pontos e as técnicas de costura manual, a técnica de stencil, para assim aplicá-las na costura de um par de sapatinhos com beneficiamento têxtil.

Local: Ateliê de Moda
Horário: 13h30 às 16h30
Inscrições (limite de 15 pessoas) pelo link disponível AQUI
*Será necessário material para inscrição.

**Oficina: Projeto Octo

Responsável pela criação de pequenos polvos de crochê para entregar a bebês prematuros em unidades de tratamento intensivo neonatais, o projeto apresentará as técnicas manuais de como fazer o objetivo e fará uma amostra para doação.
Local: Ateliê de Moda
Horário: 13h30 às 16h30
Inscrições (limite de 15 pessoas) pelo link disponível AQUI
Quarta, 25 de abril de 2018, 13h30-16h30
*Será necessário material para inscrição.

CAMPUS FAPA

26/04

**Roda de Conversa #Cultura&Sociedade na indústria da moda

Neste bate-papo, iremos tratar sobre assuntos emergentes da sociedade, movimentos sociais, imigrantes, como é sua chegada ao Brasil e quais os obstáculos, desafios dessa vinda, além da indústria da moda no mundo e a influência da cultura nas práticas sociais.
Local: Auditório Prédio 6
Horário: 9h30 às 10h30 (não é necessária inscrição)
Convidados:
– Bruno Cardoso (Ciências Sociais)
– Vanessa Perini Moojen (Assistente Social)
– Fernanda Pandolfi (Plataforma Ida e Volta e RBS)
– Sadine Raquel Correa (Imigrante de Cabo Verde que mora no Brasil e trabalha em projetos sociais na educação para jovens)

**Oficina: desenvolvimento de projetos sustentáveis aplicando o Design Thinking

Por meio de atividades práticas, a oficina pretende aplicar o design thinking em projetos para auxiliar a proposição e seleção de critérios e ações sustentáveis que podem fazer parte do desenvolvimento de uma coleção de moda. A dinâmica será no formato de jogo em grupo.

Local: Ateliê de Moda 2

Horário: 13h30 às 17h30

Compartilhe nas redes sociais:

Sobre a autora

Priscila Daniel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

plugins premium WordPress